Vivemos em uma era de socialização através da internet, principalmente pelas redes sociais, como Facebook e Instagram, com compartilhamentos de fotos, assuntos interessantes ou engraçados, pensamentos e vídeos diversos.
Levando isso em consideração, pode surgir a dúvida do que fazer com as redes sociais de uma pessoa falecida. Por isso, reunimos informações sobre esse tema para esclarecer mais sobre o assunto.
Sites e Blogs
Nesse caso, depende da contratação do domínio e da hospedagem, mas o falecimento da pessoa responsável pode causar a exclusão dos conteúdos no servidor, por se tratar de serviço cobrado. Portanto, para impedir isso, um familiar ou amigo próximo que tiver acesso pode manter o pagamento em dia.
Redes Socias
A maioria das redes sociais permanecem ativas por serem gratuitas, dependendo também das diretrizes de cada uma. Os conteúdos postados ficam disponíveis sem determinação de tempo até que um novo responsável consiga acessar para administrar ou excluir a conta.
Um familiar ou amigo pode informar a plataforma sobre o falecimento, que solicitará uma comprovação do óbito e o preenchimento de formulário. Após a análise do pedido a plataforma transforma o perfil em memorial ou exclui a conta.
Existem 3 possibilidades do que fazer com as redes sociais da pessoa falecida:
Exclusão da conta
A exclusão da conta pode ser realizada através da solicitação com o preenchimento de formulário mais detalhado, comprovando grau de parentesco e o falecimento do usuário do perfil. Após a confirmação dos dados a conta é deletada pela rede, como no caso do Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn.
Já no Pinterest a exclusão só pode ser realizada com a senha.
Contas com contato herdeiro
Entrar na conta não é tão simples sem a permissão de acesso ou senha. Por isso, essa opção só pode ser acionada com a pessoa ainda viva, funciona para Facebook e Instagram, onde o titular define previamente uma pessoa responsável por suas redes.
O herdeiro pode mudar a foto do perfil, fixar publicações, aceitar solicitações de amizade e transformar a conta em memorial, baixar as fotos publicadas, mas não terá acesso às mensagens do chat, para respeitar a privacidade de quem se foi.
Conta memorial ou homenagem póstuma
Pode ser feita no Instagram, LinkedIn e Facebook, a conta fica desativada para publicações e notificações e o título “em memória” é colocado antes do nome. Essa conta não pode ser hackeada e permanece como forma de homenagem.
Nós estamos sempre preparados para tirar qualquer dúvida que você possa ter. Afinal, nem tudo acontece como o esperado.