A quiropraxia é uma terapia manual, voltada para auxiliar com problemas de saúde dos pets e recuperar o bom desempenho do animal. Essa prática, vem ganhando cada vez mais destaque como forma de complementar a medicina veterinária tradicional.
Atualmente, é uma profissão reconhecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde), lidando com tratamento, diagnóstico e prevenção de doenças e distúrbios neuro-músculo-esqueléticos.
Esse procedimento é considerado seguro, com técnica leve e tranquila para o animalzinho, durante as sessões o veterinário profissional em quiropraxia avalia o corpo do pet e pode identificar restrições ou falhas na articulação, que ocorrem pela falta de exercício físico, traumatismo ou idade avançada do pet.
Portanto, busca corrigir possíveis disfunções articulares da coluna vertebral do pet, com foco na recuperação da mobilidade e das articulações do animalzinho, melhorando a resistência e a flexibilidade da musculatura.
Indicação e contraindicação da quiropraxia
A quiropraxia costuma ser indicada para pets com problemas neurológicos, como epilepsia, paralisia, lambedura das patas ou incontinência urinária e para melhorar as condições físicas do seu amigo de quatro patas.
Existem contradições médicas veterinárias para o realizar o tratamento que são: se o animal for agressivo ou arrisco, em casos de inchaço das articulações, fraturas, problemas nos nervos, vascular, tumores ou cicatrizes.
É fundamental ressaltar que o método é paliativo e apesar dos resultados o mais indicado é combinar essa prática com a medicina veterinária tradicional.
Essas foram algumas informações sobre a quiropraxia e suas vantagens para os pets. Nós estamos sempre preparados para tirar qualquer dúvida que você possa ter.
Se gostou da matéria, deixa um comentário e nos siga nas redes sociais @gruporecantodapaz @crematoriorecantodopet. Afinal, todos os Pets merecem o Céu!