O ritual de despedida é importante em diversas culturas da humanidade e acontece de formas distintas pelo mundo, conforme cada costume e crença. A sua importância se dá por ser um processo de entendimento da quebra de vínculo com alguém, ou seja, associar a perda de uma pessoa querida.
Qual a origem do velório?
A palavra “velório” tem o significado de “vigília feita a um corpo”, a origem desse termo vem da antiguidade, época em que não existia luz elétrica e a população presente na cerimônia segurava velas enquanto olhava os falecidos, daí iniciou o uso do termo “velar”.
De acordo com historiadores, vigiar o corpo por horas surgiu devido a costumes da Idade Média, pois, algumas pessoas ingeriam bebidas alcoólicas e entravam em sono profundo, de forma que outros acreditavam que esses indivíduos haviam morrido, e a consequência disso, é que muitos foram enterrados vivos.
Visando evitar essa situação, iniciaram o procedimento de coletar o corpo e colocá-lo em uma superfície para os cidadãos vigiarem o falecido por várias horas e ver se o indivíduo acordaria ou não. Assim, surgiram os velórios.
Velório nos dias de hoje
Os velórios são cerimônias de despedida em que o corpo é colocado em um caixão ou urna e os familiares e pessoas próximas se juntam. Esse ritual difere para cada cultura ao redor do mundo.
No Brasil, de forma geral, é o momento onde diversas pessoas se reúnem para acolhimento dos que sofrem pelo luto e a despedida do ente perdido. As cerimônias acontecem dentro de algumas horas, para que os parentes e amigos possam chegar até o local escolhido para o velório e terem um tempo de reflexão sobre a perda.
Agora você já sabe um pouco mais sobre a importância e a origem dos velórios. Nós estamos sempre preparados para tirar qualquer dúvida que você possa ter. Afinal, nem tudo acontece como o esperado.