Compartilhe este post:

Por que a castração é benéfica para cães e gatos?

A castração é um procedimento muito recomendado para os pets, primeiramente porque é uma forma de controle populacional de animais, colaborando com a redução no número de abandonos e lotação nos abrigos.

Para fêmeas o procedimento ocorre com a remoção do útero e ovários, já em machos, acontece a extração de ambos os testículos.

Esse processo também possui vantagens diretamente ligadas à saúde do pet, por isso, é muito recomendado por médicos veterinários, seja para gatos, cachorros, machos ou fêmeas. Saiba mais sobre o assunto, continue lendo esse conteúdo.

Benefícios da castração para cães e gatos

Uma das vantagens da castração está relacionada a saúde do animalzinho de estimação, o procedimento evita uma série de problemas, como câncer de próstata, testículos e de mama, infecções uterinas e gravidez psicológica nas fêmeas.

A castração também pode ajudar muito com relação à diminuição da marcação de território, fugas, agressividade do pet e as fêmeas não entram mais no cio. Além de tudo isso, colabora com a longevidade do seu animalzinho de estimação.

Quando realizar a castração?

Geralmente a castração pet é recomendada para cães e gatos saudáveis com idade mínima de 6 meses. Entretanto, é sempre importante consultar um veterinário para determinar qual o melhor momento da castração e orientar o tutor com relação à saúde e o bem-estar do pet.

Essas foram algumas informações essenciais que você precisa saber sobre a castração. Se você ainda não conferiu outros temas do nosso blog, recomendamos a leitura semanal para que você saiba diversos assuntos.

Nós estamos sempre preparados para tirar qualquer dúvida que você possa ter e ajudar no processo de cremação do seu companheiro de estimação. Afinal, todos os pets merecem o céu.