Compartilhe este post:

Mais de 4 milhões de novos empreendimentos foram abertos no país, em 2021

No ano passado, um número recorde de novos empreendimentos foram iniciados no Brasil. Segundo o Ministério da Economia, houve um aumento de 19,7% em relação ao ano passado.

São diversas empresas como salões de beleza, lojas de roupas e lanchonetes. Além deste aumento significativo, houve uma redução no tempo para abrir um negócio e todo o processo pode levar até um dia.

O número de Microempreendedor Individual (MEI) abertos demonstrou uma clara aspiração, do brasileiro, de ter seu próprio negócio. Segundo o governo federal, o Microempreendedor Individual é responsável por 57,2% dos negócios ativos do Brasil e representa 77,8% das empresas abertas em 2021.

O Boletim do Mapa de Empresas demonstra que isso ocorreu graças à digitalização dos serviços. O uso da tecnologia diminuiu significativamente a burocracia necessária para a abertura de um negócio. O tempo médio de abertura, que levava em torno de 5 dias, reduziu para um prazo de 1 a 2 dias. Neste mesmo ano, o Congresso Nacional aprovou a Lei nº 14.195, iniciativa do Ministério da Economia, que facilita a abertura de empresas.

O ambiente de negócios brasileiro se torna cada vez mais dinâmico e ágil. Diversas medidas contribuem para o seu aprimoramento, como o Balcão Único, uma solução tecnológica lançada pelo Ministério da Economia no início de 2021. Esse sistema permite a abertura de empresas de forma simples, além de reduzir o tempo dos processos de encerramento e alterações de empresas.

Gostou de saber mais sobre os novos empreendimentos abertos em 2021? Nós estamos sempre preparados para tirar qualquer dúvida que você possa ter. Afinal, nem tudo acontece como o esperado.